Wednesday, July 29, 2009

Eleições Autárquicas 2009



Caros Vizinhos,

Com o aproximar das Eleições Locais, veja que esta seja uma boa altura para partilhar ideias com as forças politicas. É uma boa oportunidade de para mostrar as nossas preocupações.
Contudo não devemos baixar os braços com a actual CMA, devemos continuar a mostrar os nossos problemas, em especial aqueles que deveriam ser resolvidos a curto prazo, usando os meios próprios ja divulgados no nosso Blog!!

Enviei esta pequena carta, penso que toquei nos pontos mais importantes, vamos ver como serão as respostas. Convido o maior numero de moradores a fazer o mesmo, mostrem as nossas preocupações!

Mails e links para colocar questões:

Partido Socialista: p.socialistadaamadora@gmail.com
Coligação PSD/CDS : amadoratemfuturo@gmail.com
Cidadão Independentes Pela Amadora: geral@cipamadora.com


Carta enviada às Listas:

Exmo. Sr(s).

Candidatos à Presidência da Câmara Municipal da Amadora e

Candidatos à Presidência da Junta de Freguesia da Venteira



Boa Tarde,


O meu nome é Hélio Santos e sou apenas mais um munícipe preocupado com o desenvolvimento da Urbanização Casas do Lago, situada na Serra de Carnaxide.

Dirijo-me a vós em nome pessoal, mas represento preocupações e inquietações de uma Urbanização que aos dias de hoje deveria ser exemplo para muitas Freguesias e/ou mesmo Concelhos que nos rodeiam. A Urbanização Casas do Lago tem como projecto uma qualidade de vida inquestionável nos tempos de hoje para a localização em que foi implementada…tem, repito, tem como projecto!

Como nós, moradores e munícipes, queremos que este projecto não desfaleça, gostaríamos de saber qual a vossa posição relativamente à Urbanização Casas do Lagos.

Caso não tenham conhecimento do que estamos a falar, peço-lhe que um dia nos venha visitar, mas ainda assim quero-lho mostrar um pouco da nossa urbanização.


No presente, a maior falha da Urbanização Casas do Lago é a conclusão das obras urbanísticas, ou neste caso, a falta dela:

  • São passeios sem manutenção, em zonas estão completamente intransponíveis, devido às ervas que cresceram no meio do calçado;
  • Falta alcatroar quase todas as vias da Urbanização, é a falta de tampas de sarjetas e tampas de esgoto saídas, em alguns casos estamos a falar de largos centímetros;
  • Os jardins deram lugar a mato e lixeira.

Preocupa-nos os problemas visuais, mas mais importante, os problemas ambientais que poderão estar na iminência de surgirem, preocupa-nos a nossa saúde e a saúde dos nossos filhos.


Qual o futuro imediato e a longo prazo que a vossa força politica tem reservada para a nossa urbanização, fala-se em Metro, Hotel, Ginásio, Clínicas e Campos de Desporto e Lazer. Como se encontram esses projectos? Qual o destino das redondezas da Urbanização Casas do Lago?


Os Senhores Candidatos acreditam no futuro, nós também! Mas nós acreditamos na nossa Urbanização… os Senhores Candidatos acreditam?

Os Senhores Candidatos dizem que a Amadora tem Futuro, nós também! Mas nós dizemos que o futuro da Amadora também passa pela Urbanização Casas do Lago.

Os Senhores Candidatos acham que é possível uma Amadora melhor, nós também! Uma Amadora com uma Urbanização Casas do Lago como deve ser, é sem duvida uma Amadora melhor!


Esperemos que os nossos propósitos sejam ouvidos e discutidos, estaremos ao vosso dispor para qualquer tipo de contacto que queiram estabelecer.



Respeitosamente,

Urbanização Casas do Lago




25 comments:

  1. Hélio,

    Continuo a contentar-me com o seu dinamismo.

    Era interessante agendar a reunião da comissão de moradores até ao início de Setembro, de forma a pressionarmos as candidaturas a por as Casas do Lago no Mapa. Para isso julgo que era interessante afixar cartazes pelos prédios a dar conta da intenção, se possível já com data marcada. A divulgação pelo blog ainda está muito escondida. Para já vou enviar os meus contactos. Se precisar de ajuda contacte.

    ReplyDelete
  2. Obrigado Hélio por esta excelente iniciativa.

    Sem dúvida que estamos na altura mais favorável para podermos dar voz à palavra, e sem dúvida que a criação da associação de moradores é extremamente importante para o nosso objectivo.

    Contudo penso que marcarmos a reunião em Agosto será prematuro visto que existem bastantes moradores de férias, e até agora apenas recebi 9 contactos para a realização da mesma.

    Concordo com o DaNii, talvez fosse boa ideia agendarmos já um dia e afixarmos pela Urbanização que estamos decididos a criar a comissão e a lutar pelos nosso direitos municipais. Desta forma os candidatos também terão noção de que não estamos apáticos ao abandono da CMA e às responsabilidades municipais que dizem respeito à Urbanização Casas do Lago.

    Aproveito também, para comentar o facto de hoje ter me apercebido que uns senhores da CMA começaram a tapar "alguns" buracos no alcatrão. Nós não queremos problemas remediados, queremos ter os acessos totalmente alcatroados, assim como os jardins e manutenção dos mesmos realizados com pés e cabeça.

    ReplyDelete
  3. Boas

    Quanto à questão do Metro, está dismistificada...
    Foi hoje apresentada a contunuação da Linha Azul para o Hospital Amadora Sintra (noticia CM de hoje) no link abaixo:

    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentID=D40E2FC9-327C-43C5-921E-2EAC4BCBF12A&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021

    Quer dizer que o Lago já foi... no seu lugar vai ficar o metro ou parque de estacionamentopara os carros...

    ReplyDelete
  4. Ena Ena...
    Hoje taparam os buracos das estradas...
    Será que vão alcatroar?

    ReplyDelete
  5. Aqui está a confirmação da noticia do Metro...

    http://www.ionline.pt/conteudo/15937-metro-vai-chegar-ao-hospital-amadora-sintra-em-2015

    Reparem bem na afirmação do nosso Aldrabão Presidente Raposo:

    "O presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Raposo, disse, por seu turno, que vai ser criado um interface, com acesso directo ao IC19, onde os passageiros poderão deixar os carros"

    Ora onde há espaço?

    Para dentro da nossa Urbanização...

    Até nem é mau, na minha opinião, desde que não permitam acesso rodoviario da urbanização para o Hospital. Se for um acesso pedestral acho que teremos todos a ganhar com a valorização das casas.

    ReplyDelete
  6. Isto agora é que vai ser aprovar obras...
    vai ser umas atras das outras lol..

    ReplyDelete
  7. Já agora alguem sabe quem realmente é o Urbanizador?

    ReplyDelete
  8. Para esclarecer algumas dúvidas, aqui vai o plano de pormenor da Serra de Carnaxide.
    http://www.cm-amadora.pt/files/2/documentos/20080121121807421666.pdf
    O urbanizador é a empresa MACONFER, (como consta nas fichas técnicas de cada habitação dada no momento da escritura).
    Quanto ao "Lago", nunca esteve previsto qualquer lago na urbanização, como podem ver pelo plano de pormenor aprovado em conselho de ministros.
    Está sim prevista uma área de serviços e algumas áreas de lazer com ou sem equipamentos desportivos.

    ReplyDelete
  9. Boa tarde pessoal,

    Trago boas noticias, a Candidatura Amadora tem Futuro (coligação PSD/CDS/PPM) já nos respondeu e deseja marcar uma visita à nossa Urbanização.

    Segue a resposta da Candidatura Amadora tem Futuro:

    “Boa tarde

    Agradecemos desde já o seu email, pois demonstra preocupação com a qualidade de vida do seu bairro, dando um inequívoco sinal de preocupação cívica.
    A nossa candidatura está muito atenta ao nível da qualidade de vida nas novas urbanizações, não sendo as casas do lago excepção.
    Estamos ao vosso dispor para uma visita ao vosso bairro, sugerindo que sejam vocês a avançar com uma data e então aí confirmaremos.

    Com os melhores cumprimentos

    Filipe Ferreira
    Candidatura Amadora tem Futuro”

    ReplyDelete
  10. Boas

    Isso é uma boa noticia...
    Era ideal ter agora já a Comissão de Moradores, mas à falta disso, se necessitarem de alguém para ir na "comitiva", estou disponivel para ajudar. Já fui de Férias. É só marcar.

    ReplyDelete
  11. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  12. Bom dia pessoal,

    meu nome é Miguel Esteves, e tenho um contacto que nos pode possibilitar a vinda do Presidente da CMA á nossa urbanizaçao na proxima 3ª feira, dia 4 Agosto pelas 19H30M. Quem está interessado?
    Meu contacto é 211139102.

    ReplyDelete
  13. Bom dia

    Eu posso estar presente nesse dia e a essa hora.
    Se necessitarem é só informar o local.

    ReplyDelete
  14. Viva uma vez mais... Face aos ultimos desenvolvimentos considero interessante uma reunião urgente para podermos receber as diversas campanhas que podem pretender cá vir... convem é estarmos minimamente organizados para aproveitarmos ao máximo esta janela de atenção. Hélio, tu é que dás as cartas, o que sugeres? Esperamos por Setembro para recebermos as diversas candidaturas?

    ReplyDelete
  15. Boa tarde Vizinhos

    Estou preocupado!!
    Então não é que hoje vou a casa à hora de almoço e reparo que anda lá uma equipa a retirar as ervas do passeio?
    E mais... agora ia a sair e já andavam na minha rua!!
    E sabiam que ontem o Sr. raposo andou por lá a tarde inteira?
    Isto é preocupante e temos que tomar medidas!! Qualquer dia lembram-se e resolvem arranjar tudo!!!
    Eles que tenham calma...

    Agora a sério... parece que já há movimentações... as ervas estão a ser retiradas. Alguém sabe o que o Sr. raposo disse ontem, na visita que nos fez?

    Cptos

    ReplyDelete
  16. Boas,

    Bem...Fique espantado com o que vi quando regressei de férias! Finalmente foram cortar as ervas dos nossos passeios! :D

    Realmente, parece que enquanto estive de férias houve movimentação das grandes na nossa urbanização, assim sendo e pelo que li, coloco as seguintes questões/propostas:

    - Deveremos pré-agendar um pequeno encontro de moradores (apenas para trocarmos umas impressões)? Quando?


    @DaNii, tal como sugeriu, penso que seria muito importante discutirmos entre nós, antes de partirmos para as visitas com os diversos Partidos Políticos.

    @Miguel Esteves, acompanhou a visita do Presidente da Câmara? Caso tenha acompanhado, poderá partilhar alguma informação que considere relevante?


    Sugestões de Datas e/ou Partilha de Informação serão bem vindas.

    Obrigado a todos.

    ReplyDelete
  17. Boas

    Parece que basta arranjarem um pouco as coisas para a malta desertar... sei que é periodo de férias, mas pensava que iamos ter mais adesões.
    Não basta reclamar a dizer que está tudo na mesma... tem de se agir... já que os contrutores (por incrivel que parece, os maiores interessados) não fazem nada...
    Pensava que o blog estava mais divulgado pois vivem já centenas de pessoas na Urbanização, mas pelos visto não querem saber... não nos podemos contentar com uma ou outra coisinha em cada verão...
    A mim parece-me que isto é para tapar os olhos até às eleições. Não me parece que passe das ervinhas... não creio que arranjem o resto...

    Por isso devemos marcar um encontro, talvez na primeira semana de Setembro, para ver se vem mais gente... mas parece-me que já é tarde, pois não vamos conseguir mais que promessas, já que obra feita já não há tempo...

    Por mim pode ser qualquer dia, talvez fosse boa ideia uma sexta à noite...

    ReplyDelete
  18. Caros Vizinhos,

    Recebemos mais duas respostas que passo a partilhar convosco:

    Resposta da CDU:
    “Bom dia, Senhor Hélio Santos.

    Primeiro queríamos pedir desculpa por só estar a responder agora, mas neste período alguns de nós tiramos uns dias de férias para carregar energias. Depois agradecer ter enviado o correio electrónico, porque o plano estratégico que temos para Amadora só é possível concretizar com as pessoas e os seus contributos.


    Nós defendemos para o Município da Amadora uma gestão participada, por isso todos os contributos são muito importantes para nós, só se pode ter uma Amadora melhor se as pessoas forem ouvidas e os seus problemas resolvidos.


    Gostaríamos de marcar um encontro consigo na Urbanização a fim de podermos visitar o local e ouvir as suas preocupações e de outros moradores, inteirarmo-nos da situação existente.


    Desde já e com base no conhecimento que temos da Urbanização, com o conjunto de questões que estão no correio electrónico que nos enviou, vamos levantar o problema na próxima reunião de Câmara, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia.


    Agradecíamos que enviasse o seu contacto, para podermos marcar uma visita à urbanização e podermos ouvir as vossas propostas e problemas existentes.


    Coordenadora CDU


    Marco Varela”

    Resposta da CIPAmadora:
    “Boa tarde Caro amigo

    Infelizmente a situação existente não é novidade para nós.
    Já fizémos uma visita ao bairro, na companhia de alguns moradores, e constatámos precisamente os problemas que nos relata e outros.
    Não se trata de promessa, mas na realidade estamos atentos e desenvolveremos todos os esforços que estiverem ao nosso alcance para resolvermos os problemas.
    Não deixa de ser pertinente relembrar que a nossa posição está sempre dependente da confiança que os cidadãos da Amadora depositarem, no nosso movimento, no dia das eleições.

    Desde já apresentamos algo que nos parece muito sensato:
    - A criação de uma Associação de Moradores para que haja um só interlocutor junto do poder autárquico, seja ele qual for.
    Por outro lado, manifestamos a nossa disponibilidade para trocarmos impressões, de viva voz.

    Agradecemos a sua participação na construção de um concelho que queremos diferente.

    Melhores cumprimentos.

    Carlos Feio - Candidato à Junta de Freguesia da Venteira
    Vitor Santos - Candidato à Câmara Municipal da Amadora”

    Mediante tais respostas, eu e o Pedro Barroso (owner do Blog) pensamos em avançar com um pequeno encontro de moradores já para este mês.
    Assim que possível, iremos enviar um e-mail para a nossa (ainda) pequena lista de contactos. Vamos tentar que o encontro seja durante a próxima semana, se possível para uma noite durante a semana.

    Sugestões e ideias, não hesitem: casasdolago@gmail.com.

    ReplyDelete
  19. olá!

    Sou morador da urbanização e informei-me melhor sobre a possibilidade da abertura de uma farmácia na mesma.

    Esta possibilidade pode depender de nós, moradores. Para a criação da farmácia é necessário que o Infarmed abra um concurso público, que por sua vez é aberto após demonstração de que a abertura da mesma é de interesse público. Para tal é necessário que a autarquia local o requisite à entidade anteriormente referida.

    E se nos unirmos para conseguir a abertura da mesma?

    Deixo a portaria que regulamente o assunto:

    - Portaria n.º 1430/2007, de 2 de Novembro

    "1 — O INFARMED — Autoridade Nacional do Medicamento
    e Produtos de Saْde, I. P. (INFARMED, I.
    P.), pode proceder à abertura de concurso pْblico para
    a instalaçمo de uma nova farmلcia, adiante designado
    por concurso pْblico, quando se verifiquem os requisitos
    previstos no artigo anterior e o interesse pْblico na
    acessibilidade dos cidadمos à dispensa de medicamentos
    o justifique.
    2 — As administraçُes regionais de saْde ou as autarquias
    locais têm legitimidade para requerer ao INFARMED,
    I. P., a abertura do procedimento concursal.
    3 — O requerimento referido no nْmero anterior deve
    ser instruيdo com a demonstraçمo do preenchimento dos
    requisitos previstos no artigo anterior e na segunda parte
    do n.؛ 1 do presente artigo."

    ReplyDelete
  20. Hélio, aguardamos mais informações quanto a reunião. Abraço!

    ReplyDelete
  21. Caríssimos “Vizinhos”

    Neste momento temos 2 Petições Online a decorrer, gostaríamos de recolher o máximo de assinaturas, se estiverem interessados em ajudar, ficaremos gratos.

    Petição Colocação de Arvores na Neudel

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N313


    Petição Construção do Parque Urbano Neudel

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N323


    Agradecemos a Vossa Ajuda.

    ReplyDelete
  22. @Telmo, excelente ideia! Convido-o a participar na reunião para vermos o que é necessário. Se conseguissemos ainda com esta Autarquia Local, era o ideal...mas tenho sérias duvidas!

    ReplyDelete
  23. Olá! mas penso que para acelerar o processo junto da autarquia nada como uma petição de grande parte dos moradores da urbanização a reividicar a abertura da mesma junto da autarquia e da administração regional de saúde.
    Terei todo o gosto em participar na reunião, Gostaria contudo de saber a data e um e-mail para desta forma ser mais fácil a informação circular sem que seja necessário ler todos os comentários do blog, para estar a par deste tipo de informação.

    ReplyDelete
  24. Ouvi dizer que vam construir um clube de tenis é verdade???quem me dera que fosse ginasio e nao tenis
    Cumprimentos

    ReplyDelete