Tuesday, January 28, 2014

Hortas e barracas a crescer exponencialmente nas imediações da urbanização.

As hortas que têm vindo a crescer exponencialmente nas imediações da urbanização, têm vindo a dar lugar a pequenas barracas e o local escolhido tem sido cada vez mais perto das casas e entrada da urbanização.

Neste momento está a ser criada uma nova horta/barraca na entrada da urbanização. Telefonei para  a policia e eles dizem que aquilo nada tem de mal e até num tom de gozo dizem que é bom ter alguém a tratar do terreno. Dizem que a câmara quando quiser é que os tira de lá.

Eu acho que se não for feito algo urgentemente, as hortas darão lugar a barracas e problema passa a ser outro.

18 comments:

  1. Bom dia vizinhos,

    Partilho convosco um email enviado para a Associação sobre este crescente problema da nossa urbanização. Realmente começa a tornar-se abusivo o notório crescimento da hortas em torno da nossa Urbanização com a permissão da Junta de Freguesia da Venteira e da Camara Municipal da Amadora.

    Deixo-vos a seguir alguns contactos para podermos partilhar a nossa insatisfação sobre este assunto, penso que se formos cada vez mais a protestar será benéfico para todos nós.

    Associação Moradores Urbanização: ass.moradores.casas.lago@gmail.com
    Junta de Freguesia da Venteira: geral@jfventeira.pt
    Câmara Municipal da Amadora: geral@cm-amadora.pt
    Departamento de Administração Urbanística: urbanismo@cm-amadora.pt
    Departamento de Habitação e Requalificação Urbana: dhru@cm-amadora.pt
    Polícia Municipal (Esquadra): policia.municipal@cm-amadora.pt

    Também podem manifestar o vosso descontentamento através das redes sociais em:
    http://urbanizacaocasasdolago.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/UrbCasasdoLago

    Cumprimentos

    ReplyDelete
  2. Parece-me que todos têm direito a safarem-se como podem nos dias que correm, no entanto, uma coisa é alimentação e outra cena é habitação.
    Aqui a câmara e junta podiam colocar alguma ordem nisto, controlar, organizar e vigiar estas situações.
    Outra coisa que preocupa, é que segundo um estudo que saiu na televisão, os alimentos produzidos nestas hortas urbanas não são bons par se comer uma vez que aquilo é mais chumbo do que vitaminas, até aí, isto é uma questão de saúde publica...

    ReplyDelete
  3. Caro anonymous,

    Concordo consigo no que diz respeito a todos terem direito a safarem-se, mas no que diz respeito às hortas que crescem na entrada da urbanização o tema é mais lucro ilegal do que propriamente necessidade. Pelo que me constou uma das senhoras que trata de uma horta foi vista a descalçar as galochas e a entrar num Opel Astra novo. Eu próprio já vi um senhor que estaciona um mercedes e que depois entra na rua inacabada onde provavelmente terá lá uma das hortas.
    Este tipo de pessoas não cultivam para consumo próprio, e estão a usar a entrada da urbanização para própria conveniência de estacionamento do carro, caso contrário teriam uma serra inteira para cultivar. Eu defendo uma horta urbana devidamente controlada e de usufruto da comunidade, contudo este tipo “apropriamento” de terrenos normalmente resulta em bairros de lata que depois de atingirem certas dimensões tornam-se impossíveis de extinguir, eu acho que para se fazer alguma coisa seria agora.

    ReplyDelete
  4. Bom dia,
    Desculpem-me a minha opinião, mas para mim é mais preocupante o estado em que estão os supostos jardins, da urbanização, do que as hortas, que há em redor da mesma. Preferia mil vezes, ver em frente a minha casa, uma dessas hortas, que tanto vos encomoda, do que a porcaria que lá está. Sei que para muitos de voces, vão achar estranha, esta minha insatisfação, pois na urbanização, parece haver moradores de 1ª e de 2ª, tendo em conta que existem locais de jardim, arranjados, e outros completamente ao abandono.
    Quanto às hortas, o que me parece mal, e nesse ponto concordo com voces, é as barracas que as mesmas comportam.
    Presentemente, existem pessoas, que estão a passar dificuldades, e por isso concordo no que disse o utilizador anonimus. O Problema, não são as hortas, mas sim, a falta de ordem das mesmas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Penso que existem 2 pontos.

      1- os 800 e tal mil € gastos na urbanização, este dinheiro todo para fazer o q foi feito??? Acho um pouco demais. Ou entao os jardins e alcatrão está caro como tudo. Uma coisa curiosa é existirem 3 maquinas de ginastica na Urb, das obras antigas... Outra coisa curiosa e plantarem Pinheiros em locais que são lotes de construção.

      2- as hortas e todo o seu esplendor, para mim têm um problema apenas, desvaloriza a zona, e é sempre.bonito ver lixo, lixo = "cercas" construídas com todo o tipo de material. Um dia (factor de sobrevivencia) que queiram vender a casa, pode-se sempre por garagem e Hortas.

      Delete
    2. Caro anonymous, boa noite,

      Concordo com tudo o que escreveu.
      O grande problema, é não haver fiscalização, por parte de quem de direito. Não haver quem diga, aos empreiteiros, "meus senhores, isto não está como deve ser".
      É não haver quem chegue perto das pessoas que tem horta e lhes diga quais as regras.
      Ainda à pouco tempo, tivemos o exemplo, das construções ilegais nos terraços. As autoridades competentes, deixaram andar, e chegou ao ponto que se sabe.

      Delete
    3. Mais ainda...
      No verão com todos aqueles bidões com aguinha parada... pode ser que tenhamos sorte, e nos saia umas pragas de mosquitos e tal...

      Mas é só umas hortazinhassssssssss com umas ervilhinhas....

      Delete
    4. Isto pode ir a bem ou a mal, se for para mal, nada impede de se pulverizar as hortinhas todas com ervilhinhas e tudo com um inseticida ou queima ervas, para acabar de vez o assunto... fica a sugestão!!!!!!

      Delete
  5. Caros senhores
    Sem dúvida que esta questão é pertinente e já foi alvo de apontamento por outros utilizadores e bloggers. O fator sobrevivência nos dias de hoje, é algo que preocupa todos nós e todos nós se pudessem também gostariam de regressar às terras e colher algum sustento da mesma, no entanto, o que aqui se fala é a habitação e edificação ilegal de infraestruturas, podendo as mesmas ter dúbia utilização.
    Ordenar e organizar é urgente, mas surge aqui um problema que é a propriedade privada, local esse que a Junta e Câmara não tem jurisprudência, se não contactar os proprietários e esperar que os mesmos atuem.
    Em relação aos utilizadores, os mesmos já utilizam o espaço à muito e trouxeram outros atrás. Em relação ao poder económico dos mesmos, é impossível avaliar o mesmo pelos carros, pois conheço alguns dos proprietários dos carros de vista e sei que possuem profissões simples com baixa remunerações e que alguns passam dificuldades, no entanto, tal não lhes dá o direito de invadirem propriedade alheia e de poluírem visualmente a urbanização.
    A fazer algo, é fazer agora, sub-carregar os emails da câmara, junta e policia municipal seria uma boa solução.
    Ao dispôr...

    ReplyDelete
  6. Bem,
    ja falta pouco para as hortas chegarem há porta do cemitério...

    ReplyDelete
  7. Está bonito está... mais uma horta à entrada, para além da que já existia... tá bonito... olhem que a ideia do colega do inseticida não é nada má!!!!!

    ReplyDelete
  8. pode ser que depois façam umas queimadas...

    ReplyDelete
  9. E eu a pagar 500€ de IMI para assistir a plantações de papoilas e a aprender como se fazem barracas mais resistentes que a paragem de autocarro...

    ReplyDelete
  10. Ninguém precisava saber, que este Anonymous tem a casa avaliada em 137000 aereos

    ReplyDelete
  11. As hortas estão a dar cabo da nossa Urbanização, para mim é fogo nelas.

    ReplyDelete
  12. ...ina pá, as hortas já tomaram conta da urb e já cercam totalmente as casas do lago, até junto a bomba da galp elas estão... ou a muito desempregado ou reformados a mais!!!!...

    ReplyDelete
  13. Pessoal.bom dia.a minha opinião e que estas hortas devias ser todas limpas.a entrada da urbanização para os desconhecidos daqui a pouco parece a entrada para um morro lá do Brazil.quanto ao bando da merda do cão deveriam ter vergonha.pois como ja aqui disseram tantas vezes os sítios onde tem relva será para as crianças brincarem.mas para esta gente serve para por os seus cães a sujar.ponham nos junto a vossa entrada do prédio.ou na vossa cozinha.

    ReplyDelete
  14. E as estacas que seguram as arvores à entrada da urb, já foram retiradas da maior parte delas para as hortinhas :)

    Mais vale é montar um mercado horticula ao fim de semana e vende-se os produtos das hortas para financiar as obras da urb.

    ReplyDelete