Amadora, 25 de Fevereiro de 2011
Estimados Vizinhos,
Esta Associação nasceu no dia 17 de Junho com a eleição/Aprovação dos seus Órgãos Sociais em Assembleia Geral, em 27 de Julho de 2010, oficializou-se a mesma com a realização da escritura notarial.
A Direcção assim como os restantes Órgãos sociais da Associação tem desenvolvido diversas intervenções e interpelações com os Organismos Oficiais do nosso Concelho, com os quais tivemos diversas reuniões entre as quais com o executivo da Junta de Freguesia da Venteira, com a Presidente Carla Neves e o Vogal Vítor Ferreira e com o executivo da Câmara Municipal da Amadora, com Sr. Presidente Joaquim Raposo e o Vereador Gabriel de Oliveira na tentativa da resolução dos problemas existentes na nossa Urbanização.
• Perante apresentação dos problemas existentes na nossa Urbanização, tem-se verificado a melhor colaboração entre a Associação, Junta de Freguesia e a CMA, para a sua resolução:
• A junta da Venteira, com a colaboração CMA, iniciou a limpeza/desmatação dos arruamentos e dos passeios numa primeira intervenção que teve início durante o mês de Agosto de 2010, neste momento verifica-se uma segunda intervenção na Urbanização, com a conclusão desta irão proceder à colocação do herbicida,
Encontrando-se ainda por realizar a limpeza na zona pedonal/Anfiteatro, situada nas traseiras dos lotes 73 a 67.
• O departamento de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Amadora na semana de 10 a 15 de Janeiro de 2011, procedeu à remoção de parte do entulho espalhado na Urbanização, mais concretamente na Rua Dr. António Luz e na Av. Da Cruz Vermelha Portuguesa junto aos Lt68 e 69.
• A Junta de Freguesia no âmbito das pequenas intervenções de pequenas obras, já efectuou algumas intervenções tais como arranjo de passeios/calçada, a recolocação de duas placas de Identificação que se encontravam tombadas e ao nível da Iluminação Pública com a Intervenção da EDP, na substituição das lâmpadas na Urbanização.
• A Junta de Freguesia irá proceder à instalação de um Oleão em local a definir.
• Demonstrámos igualmente a nossa preocupação junto do executivo da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, para a colocação de mobiliário Urbano – Abrigos - nas paragens da VIMECA situadas na nossa Urbanização, situação que segundo informações do gabinete do Vereador Gabriel de Oliveira, serão colocadas em breve.
• A polícia Municipal já notificou alguns proprietários dos Stands que se encontram ao abandono, no sentido da remoção dos mesmos, até à data foram retirados três na Rua Baden Powell, faltando outros mais.
• Em relação ao Estaleiro da InfraUrbe instalado na Rua Baden Powell, tem ocorrido movimentações estranhas, tais como a colocação do Contentor marítimo num dia e sua remoção no dia seguinte, tendo a Associação acompanhado e comunicado ao executivo da Junta e a CMA.
Na reunião ocorrida no dia 15 de Dezembro com o Sr. Presidente Joaquim Raposo e com o Vereador Gabriel de Oliveira, demonstramos o nosso descontentamento e preocupação com futuro da Urbanização.
• Encontrando-se ela com graves deficiências ao nível dos espaços verdes por concluir, a construção de quatro jardins Infantis previstos no projecto de execução/arranjos exteriores, a colocação da segunda camada de desgaste, sinalização vertical e horizontal, Paragens abrigo para a VIMECA, problemas ambientais devido à existência de diverso material de construção espalhado ao longo da Urbanização, assim como a limpeza/desmatação dos passeios e arruamentos, com os Stands de vendas que se encontram ao abandono e a situação do Urbanizador em que para o qual foi nomeado o Gestor da Massa Insolvente (na sequência da insolvência do Urbanizador, Maconfer); todas estas situações foram colocadas ao executivo da Câmara.
• O Presidente da CMA esclareceu que o concurso público existente dizia sim respeito ao Projecto de Execução o qual se encontra finalizado, (Projecto de Execução, que engloba a respectiva orçamentação, que é respeitante às obras de urbanização/trabalhos em falta e da responsabilidade do urbanizador/Maconfer).
• Relativamente ao Concurso Público para execução da obra, o mesmo ainda não teve inicio, em virtude de não existir, ainda, entendimento entre a CMA e o Gestor da Massa Insolvente (na sequência da insolvência do Urbanizador, Maconfer); e a Instituição de Crédito que prestou a Garantia Bancária.
• O executivo tinha intenções de marcar uma nova reunião entre o gestor da massa insolvente e com a Instituição Crédito de detém a Garantia.
Foi-nos transmitido, pelo Sr. Presidente da CMA, que, se houvesse entendimento entre as partes, o processo seria tratado pela CMA, avançando com as obras em Fevereiro de 2011.
As obras que seriam realizadas de forma faseada, sendo, numa primeira fase, a construção dos espaços verdes, parques infantis, sinalização Vertical, 2.ª camada de desgaste, nova iluminação pública, entre outras.
Não existindo acordo entre as partes, a CMA, previa dar início ao lançamento do Concurso Púbico para a realização das obras.
Este processo teria a duração aproximada de 7 meses a contar da sua abertura.
• Foi nos comunicado no início desta semana pelo executivo da CMA, que a Maconfer/gestor da massa insolvente, entregou uma Providencia cautelar no Tribunal a suspender qualquer interferência por parte da Câmara Municipal da Amadora na tentativa desta tomar posse administrativa da Urbanização das Casas do Lago. Por seu turno, a CMA respondeu que a providência devia ser indeferida, uma vez que está em causa o interesse público, aguardamos novos desenvolvimentos e esclarecimentos por parte da CMA.
Agradecemos a todos os Associados e não Associados o apoio demonstrado, na expectativa de que juntos vamos conseguir a realização dos nossos objectivos.
Com os melhores cumprimentos
A Direcção da Associação dos Moradores e dos Comerciantes da Urbanização das Casas do Lago “AMCUCL”
Exmos Senhores
ReplyDeleteNo que diz respeito ao conteúdo desta notícia, eu que sou uma pessoa por natureza optimista, não deixo de ficar um pouco renitente e preocupado em relação ao desenvolvimento de todas as noticias, uma vez que a entidade credora está e complicará todos os desenvolvimentos que todos pretendemos para esta urbanização, uma vez que a mesma, vai atrasar tudo com estas providências cautelares e tudo fica mais complicado, mais moroso e o que era para Fevereiro passa a ser para Abril, Agosto ou para o ano que vem e nós, esperamos e desesperamos, ou sera que estou enganado?
E porque não divulgar o nome da entidade credora e entupir a caixa de correio ou email à semelhança do que se fez com Câmara e Junta!!!!! fomos ouvidos ou não!!!!!
Atentamente