Tuesday, January 26, 2010

Uma luz ao fundo do túnel...

Caros Moradores!


Não sei se com este post estou a dar boas ou péssimas noticias... não se há luz... inclusive se há túnel ou não... enfim...


Graças ao contributo de dois seguidores do blog e moradores da urbanização (Sérgio Lopes e Paulo Varela), obtive duas preciosas informações que poderão estar relacionadas com o futuro da nossa urbanização.


A primeira está relacionada com orçamento para 2010 da CMA, onde é mencionado fundos provenientes do incumprimento do contracto por parte do urbanizador.


Seguem os extractos do documento, bem como o link para o mesmo:

http://www.cm-amadora.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27678&noticiaId=44926&pastaNoticiasReqId=31399


http://www.cm-amadora.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27930&WMCM_RootMenuId=27525&WMCM_MenuId=30238


Abaixo está o extracto deste documento: http://www.cm-amadora.pt/files/2/documentos/20100105095019484579.pdf



A segunda informação advém de uma resposta da CMA ao Paulo Varela (quase um insólito... diga-se de passagem) de mais uma das inúmeras reclamações, o qual passo a citar;

Assunto: Urbanização Casas do Lago

Exmo. Senhor,

Antes de mais, queremos expressar o nosso agradecimento pela preocupação manifestada por V. Exa., dando o seu contributo para que o trabalho desenvolvido por esta autarquia vá ao encontro das necessidades sentidas pelos munícipes.No entanto, em referência à urbanização identificada em epígrafe, informa-se que a Câmara Municipal da Amadora iniciou o procedimento administrativo, com vista a accionar a garantia bancária prestada pelo Urbanizador.
Mais se informa que, a referida caução apenas poderá ser levantada, após serem cumpridas as formalidades legais previstas no âmbito do respectivo procedimento administrativo.

Os melhores cumprimentos,

Gabriel de Oliveira, Eng.

Vereador



Desta forma não sei isto poderá ser o principio do fim dos nossos problemas, ou se a mais uma ilusão do que sempre desejamos e muito dificilmente conseguimos ver solucionado.


Agradeço o feedback de todos para possamos esclarecer ao máximo esta pequena luz ao fundo túnel.

15 comments:

  1. Boa noite caros vizinhos

    Felizmente parece que chegam boas notícias, ou então, a nossa leitura não é a correcta. Quando leio que o investimento para a concretização do plano da CMA virá do incumprimento dos urbanizadores, será que esta quantia será gasta unica e exclusivamente na Serra de Carnaxide, ou será que o incumprimento do nosso urbanizador servirá para financiar o resto dos investimentos de toda a Amadora? no entanto considero boas notícias e parece possivel virmos a ter um dia o que nos foi vendido pelos vários construtores.
    Atentamente

    Amilcar Ferreira

    ReplyDelete
  2. Boa tarde,

    Já contactei por diversas vezes a CMA com esperança de obter uma resposta com boas notícias em relação à nossa urbanização. Por duas vezes recebi uma resposta do Eng. Gabriel Oliveira onde dizia que estavam a ser tomados todos os procedimentos legais para resolver esta situação. Ora a primiera resposta foi a 12/03/09 e a segunda a 02/07/2009... parece-me que quase um ano para accionar as garantias bancárias é muito tempo.

    12/03/09
    "ASSUNTO: Arruamentos/Espaços Verdes/Serra de Carnaxide

    Em resposta ao e-mail enviado por V. Exa., cumpre-me informar que a responsabilidade dos arruamentos, espaços verdes e restantes equipamentos são do urbanizador, estando a Câmara Municipal da Amadora a envidar todos os esforços para que, o urbanizador conclua as obras, caso contrário serão retirados os custos para a realização das mesmas, através das garantias bancárias.

    Com os melhores cumprimentos;

    Gabriel de Oliveira
    Vice Presidente"

    26/06/09
    "Muito boa noite,

    Venho, através do presente e-mail, demonstrar a minha insatisfação com o trabalho que tem vindo a ser feito nesta urbanização (Urb Serra de Carnaxide/ Casas do Lago). Passados três meses da resposta enviada por V. Exa., tudo continua na mesma. Prédios finalizados mas com acessos de terra batida, passeios inacabados, estrada por alcatroar, espaços verdes por terminar e nos passeios empedrados crescem ervas daninhas, algumas com mais de 1 metro de cumprimento, que impossibilitam os peões de circular e, em alguns sítios, provocam invisibilidade para os automobilistas.

    Compreendo que a responsabilidade destas situações é do urbanizador. Contudo, caso as obrigações do mesmo não sejam cumpridas, cabe ao fiscalizador (penso que neste caso a Câmara Municipal da Amadora) efectuar todos os procedimentos legais destas situações, para satisfazer os moradores do seu município.

    Acrescento ainda que hoje em dia, uma obra deste tipo deverá começar pelas infra-estruturas, arruamentos e espaços verdes, e só depois passar à construção dos edifícios, modelo que é seguido noutros municípios do país.

    Gostaria de ter uma resposta da vossa parte em relação a esta situação que me preocupa.

    Melhores Cumprimentos,
    Sofia Abrantes"

    02/07/2009
    "Assunto: Arruamentos/Espaços Verdes/Serra de Carnaxide

    Na sequência do correio electrónico enviado por V. Exª relativamente ao assunto em epígrafe cumpre-me informar que a Câmara Municipal da Amadora encontra-se a efectuar todos os procedimentos legais para a resolução desta situação, com a maior brevidade possível.

    Com os melhores cumprimentos.
    Gabriel de Oliveira, Eng"

    ReplyDelete
  3. Olá,

    Quanto aos investimentos, eu leio que 2.8% resultantes das indemnizações por parte dos urbanizadores, foram parar ao bolo!
    E como se costuma dizer, quem parte e reparte e não tira a melhor parte ou é tolo, ou não tem arte...

    Eu pessoalmente, não vejo nenhum interesse na câmara em resolver o quer que seja. Ao ler as respostas desse Sr. Dr. Exmo. Eng. Gabriel de Oliveira, dá-me a sensação que ele perde mais tempo em responder (sempre a mesma coisa) elaborando textos com grandes palavras presentes na nossa língua, do que realmente a tentar resolver o quer que seja.

    Verdade seja dita, as coisas neste pais funcionam muito a dinheiro (como combustível), e a nossas urbanização não deve produzir muito...

    Em conclusão penso que o Sr. Eng. Gabriel de Oliveira e todos os outros membros na câmara, como o SR. DR. Joaquim Raposo, de certeza que não sofre assaltos na sua residência, não tem passeios que o obriguem a andar na rua, nem ruas que estejam no (excelente) estado que estão as nossas. Já para não falar na iluminação na rua e nos belos e verdes jardins...

    Se calhar a jogada da câmara é tentar meter custos da nossa urbanização, nas obras do metro quando, e se as fizerem.

    Cumprimentos!

    ReplyDelete
  4. Caros..

    Eu julgo que as notícias têm tudo para ser boas... sei que já tivemos algumas desilusões mas não me parece razão para não acreditar que é desta... se as garantias bancárias forem realmente accionadas não poderá haver outro destino que não as obras do bairro!! A pressão deverá continuar junto do presidente da câmara e do srº Gabriel Oliveira...

    Ânimo, julgo que o intuito desta página é lutarmos pelo bairro e não o lamento por aquilo que não é... desculpem a sinceridade!!

    ReplyDelete
  5. Caros vizinhos,

    Em primeiro lugar, gostaria de partilhar o meu desagrado convosco, apesar de o meu prédio se situar na zona mais jardinada, e mais movimentada (Rua Eusébio da Silva Ferreira), todo o abandono da urbanização me transtorna. Fiquei alarmado com algumas referências aqui dadas neste blog, nomeadamente em relação a assaltos! Confesso que não sabia! Por vezes via a porta do prédio forçada, e até mesmo difícil de abrir, mas nunca imaginei que fosse um possível assalto, mas felizmente no meu prédio tal não aconteceu...
    Gostaria então que esclarecessem isso melhor, se levaram viaturas, se as garagens assaltadas eram boxes ou parqueamento etc.

    Outra questão, que igualmente me assusta é o "boato" que não sei se é verdade ou não, do nascimento de uma central eléctrica junto à ponte para o Borel... atrás das bombas de combustível (de quem vem do Continente), não existe qualquer placa de informação do tipo de construção (que é obrigatório por lei, penso eu) nem ninguém nos esclarece, mas os senhores das "hortas" garantem que tiveram de sair de lá, porque vai ser lá construída uma central eléctrica (que como sabem, pode trazer problemas de saúde a moradores próximos), tal assusta-me, não só pela saúde, como pela segurança, com uma bomba de combustível e uma estrada em redor, é uma situação bastante delicada e perigosa, alguém sabe se isto é verdade ou não? Ou sabe o que realmente aquilo será? Não há qualquer informação assinalada...

    Cumprimentos,

    Pedro Almeida

    ReplyDelete
  6. Sobre os assaltos, no meu prédio também não houve nada até à data. Será que só aconteceram nos prédios mais "ao fundo"?
    Sobre as obras junto ao viaduto do Borel, ouvi dizer que seria um edificio da SONAE para o Call Center deles, e de facto parece-me que está a nascer um edificio e não uma Central. Mas... N
    Não me parece que caiba ali uma Central Electrica, mas com a velocidade das obras, mais um mês ou dois saberemos...

    ReplyDelete
  7. Olá,

    Caro Anónimo que escreveu no dia 30 de Janeiro.

    Penso que ninguém aqui se lamenta, apenas comenta o facto de quem reclama junto da câmara e recebe sempre a mesma resposta de descarte.

    Posto isto, como quer fazer pressão sobre quem quer que seja na câmara? Pode sempre dar ideias :)

    Eu acabei de enviar mais uma reclamação pelo site da câmara, a mostrar a minha revolta :p, vamos lá ver se ao menos desta vez alguém se digna a responder.

    Já agora deixo aqui o que escrevi para a CM:

    ---------------------------
    Olá,
    Já passou mais de meio ano em que eu fiz uma "reclamação", e obtive... nada como resposta.

    Sei que a CM da amadora já é a responsável pela a urbanização onde moro, e penso que agora a desculpa de que a responsabilidade é do urbanizador já não se aplica. Sei que a câmara também recebeu ou vai receber indemnizações pelo incumprimento do urbanizador!

    Gostava de saber se é desta que a câmara vai fazer alguma coisa na urbanização onde que recentemente têm acontecido assaltos nos prédios e também parece que se está a tornar uma zona de diversão sexual, isto para alguém dos outro problemas já referidos, como o de prédios abandonados e completamente abertos, estradas num estado que as marcas de automóveis agradecem quem tem de reparar mais cedo o automóvel, os passeios que estão incompletos e cheios de ervas (sem manutenção) e por fim os belos jardins, que não existem.

    Penso que a câmara deve quer aumentar o nível do tipo de munícipe que tem no conselho, mas com esta pobre e/ou falta de atitude perante problemas que se arrastam pelo menos há 2 anos (tempo que eu resido na urbanização) duvido que lá cheguem...

    Cumprimentos.
    ---------------------------

    ReplyDelete
  8. Boa Noite!

    A algum tempo que acompanho os blogues relacionados com a casas do lago, pois penso adquirir um apartamento nesta urbanização (T2 por 140 mil euros).

    A mim parece me um bom negocio, pois por este preço, apartamentos completamente novos com dois lugares, com esta localização não encontro em lado nenhum, se bem que fico com um pé atrás devido as inúmeras reclamações que tenho vindo a encontrar nestes blogues.

    Por outro lado fico contente que nesta urbanização tenha moradores que se preocupem com o seu bem-estar e tenham força para reclamarem junto das entidades competentes (CMA, junta da freguesia e urbarnizador) para que possam cumprir com o que prometeram, bem com esta iniciativa de passarem uma reportagem no “nós por cá” que teria outro impacto junto das referidas entidades.

    Pois quanto a outras situações de assaltos que alguns de vocês falam penso que não seja assim tão preocupante por que infelizmente situações de assaltos em garagem acontecem nessa urbanização, como nas diversas zonas deste país, pois muitos querem enriquecer a custa de outros (falo nisto por experiencia própria pois sou agente da PSP na zona de Oeiras), mas sugiro sempre que não deixem objectos valiosos no interior das vossas viaturas porque assaltos em garagem acontecem.

    Quanto a outras situações que também falam de actividades sexuais, com uma quantas chamadas para PSP que faz aquela área (penso que seja a PSP da Reboleira) resolvera o problema.
    Caso pretendam tenho sempre o contacto de email do Comandante da PSP da área para futuras reclamações de insegurança pois tenho a certeza que com uma reclamação com cabeça, tronco e membros o mesmo reforça área com um patrulhamento assíduo.

    Quanto ao que prometeram construir nesta urbanização juntem se vários moradores, façam barulho, reclamem nas entidades competentes, pois infelizmente neste país só assim e que funcionam algumas coisas.

    Quanto a mim se por acaso me decidir comprar apartamento nessa zona podem contar comigo para o que for preciso.

    ReplyDelete
  9. Olá bom dia a todos...

    Recebi uma resposta da CMA, que passo a citar!

    ----------------------------------------------
    Exmo. Sr. André Pedro Peixoto

    ASSUNTO: Urbanização Serra de Carnaxide

    Antes de mais queremos agradecer a oportunidade que nos dá para, não só, constatarmos as demais preocupações dos nossos munícipes, sustentado no principio da participação democrática, como também, por esta via podermos informar os mesmos do trabalho realizado por esta autarquia.

    Assim, cumpre-nos informar V. Ex.ª que a responsabilidade das obras é do urbanizador, encontrando-se esta Câmara Municipal a estudar a utilização das garantias bancárias retidas nesta Edilidade para se poder substituir ao urbanizador na execução das obras, situação que, no entanto, leva algum tempo para que, todos os procedimentos jurídicos sejam respeitados.


    Com os melhores cumprimentos;
    Gabriel de Oliveira
    Vereador
    ----------------------------------------------

    Isto é lindo pareçe que a responsabilidade é do urbanizador! E pareçe-me que andam a estudar...

    Que lindo.... e pareçe que também existe alguma culpa na justiça, para não variar....

    ReplyDelete
  10. Ja agora outra resposta do grande vereador Gabriel!

    -------------------------------------------------

    Exmo. Sr.

    André Pedro Peixoto

    Na sequência do e-mail de V. Exa. do dia 12 de Fevereiro do corrente ano, informo que, as garantias bancárias não estão no orçamento da Câmara Municipal, o que está no orçamento é a verba para a execução das obras, caso haja a possibilidade desta Autarquia se substituir ao urbanizador, desde que legalmente estejam criadas as condições jurídicas e técnicas para esse acto.

    Com os melhores cumprimentos;


    Gabriel Oliveira

    Vereador

    ReplyDelete
  11. Depois de ter respondido de volta ao grande Gabriel, com a informação aqui revelada...

    A unica resposta que obtive foi...

    N
    A
    D
    A

    o que não me espanta :(

    ReplyDelete
  12. Este GABRIEL OLIVEIRA é cá um cavalo.....

    ReplyDelete
  13. Bem, como o Sr. Gabriel não me respondeu, fiz um forward do email novamente para o gabinete da câmara...

    Hoje recebi a resposta do Sr. Eng. Vereador Gabriel....

    Aqui vai a citação:
    ------------------------------------------------
    Exmo. Senhor

    André Peixoto

    Assunto: Urbanização Serra de Carnaxide

    Na sequência do correio electrónico enviado por V. Exª relativamente ao assunto em epígrafe cumpre-me informar que a Câmara Municipal da Amadora encontra-se a efectuar todos os procedimentos legais para a resolução desta situação, com a maior brevidade possível.


    Com os melhores cumprimentos.

    Gabriel de Oliveira, engº
    Vereador
    ------------------------------------------------

    É bonito ver que não dão respostas concretas sobre assuntos sérios, apenas se descartam dos problemas.

    Com isto concluo que a nossa urbanização apenas ficará pior!
    Provavelmente as garantias bancárias serviram para alguém, que não nós…

    ReplyDelete
  14. ...Mas que raio é preciso para executar uma garantia bancária?!
    Todos sabem (a Câmara Municipal, mais que ninguem) que o urbanizador não vai efectuar mais trabalhos nesta urb..

    As retenções de 5% ou 10% (reforça da Garantia Bancária)que a Camara Municipal efectou sobre a facturação do urbanizador não são suficientes para a concretização de todos os trabalhos adjudicados inicialmente.

    Só resta um caminho...executar a GB e executar os trabalhos por administração directa ou nova adjudicação.

    Depois de tudo o que aqui li, neste blog, chego à conclusão que a situação não se alterou desde uma exposição que fiz à Câmara Municipal à cerca de 2 anos.

    Parece-me que existe muito pouca vontade da Câmara de resolver este problema.

    Temos de continua a precionar e tentar tornar este problema mais "público"...na TV quem sabe, ainda existe o programa "Nós por cá" ?...

    Sinto-me enganado, não pelo construtor, mas sim pela própria câmara...defraudou as minhas expectativas...DEVIA RECEBER UMA INDEMNIZAÇÃO e ia gastar o dinheiro para outro Concelho.

    Não tarda nada a Câmara Municipal de Oeiras executa o parque desportivo do outro lado da Serra de Carnaxide (conclusão prevista para 2010)...e a Câmara da Amadora anda nisto.

    MAs quem é que elegeu estes tipos???

    Força a todas as reclamações para a Câmara.

    ReplyDelete
  15. Nuno 57,

    Quem esta interessado em participar numa prova de BTT no Alentejo - Lavre (1h de Lisboa)ao fim do dia (26 de Junho), com paisagens brutais...Contactem-me para formar um grupo da nossa urb. "Casas do Lago". mail: nuno.gil.marques@gmail.com

    ReplyDelete