Friday, December 31, 2010

INFORMAÇÃO

Estimados Vizinhos

A AMCUCL reuniu no passado dia 15 de Dezembro, pelas 18 horas, com o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Joaquim Moreira Raposo e o Exmo. Sr. Vereador Gabriel Oliveira, onde foram abordados diversos assuntos de interesse para a nossa urbanização.

1- Já se encontra orçamentado pela CMA o projecto de execução das infra-estruturas por realizar, para a Urbanização Casas do Lago.

Na sequência da informação dada pela Exma. Sra. Presidente da Junta de Freguesia da Venteira Carla Neves, o Presidente da CMA esclareceu que o concurso público existente dizia sim respeito ao Projecto de Execução que neste momento já se encontra finalizado, (Projecto de Execução, que engloba a respectiva orçamentação, é respeitante ás obras de urbanização/trabalhos em falta, abandonadas e da responsabilidade do urbanizador/Maconfer).
Relativamente ao Concurso Público para execução da obra, o mesmo ainda não teve inicio, em virtude de não existir, ainda, entendimento entre:
- a CMA;
- o Gestor da Massa Falida (na sequência da insolvência da Urbanizadora, Maconfer); e
- a Instituição de Crédito que prestou a Garantia Bancária à CMA.
Foi-nos transmitido, pelo Sr. Presidente da CMA, que, se houver entendimento entre as partes, o processo será tratado pela CMA, avançando com as obras em Fevereiro de 2011.
Se não existir acordo entre as partes, a CMA, a partir da mesma data, dará início ao lançamento do Concurso Púbico para a realização das obras.
Este processo terá a duração aproximada de 7 meses a contar da sua abertura.
As obras serão realizadas de forma faseada, sendo, numa primeira fase, a construção dos espaços verdes, parques infantis, sinalização, 2.ª camada de desgaste (2.ª camada de betuminoso), iluminação pública, entre outras.

1- Os Stands de Venda / Contentores serão todos removidos pela Policia Municipal.

2- O nosso pedido para a construção de um dos parques infantis (dos quatro previstos), junto do Restaurante Lagoa Azul, incluído no Plano de Actividades da Associação para 2011, não foi aprovado pelo Sr. Presidente da CMA, porquanto as obras iniciar-se-ão no próximo ano, realizando-se tudo na íntegra.

3- O Sr. Vereador Gabriel Oliveira solicitou à AMCUCL um levantamento histórico dos lotes existentes mas sem construção, para que a CMA possa acompanhar mais de perto o que se passa deste lado.

A reunião deu-se por concluída por volta das 19h50m, com a promessa de que, de uma forma ou de outra, as obras e os melhoramentos na nossa Urbanização vão avançar durante o ano de 2011.

Agradecemos a todos os Associados e não Associados o apoio demonstrado, na expectativa de que juntos conseguirmos a realização dos nossos objectivos.
Desejamos a todos os moradores um Feliz Ano de 2011.

Com os melhores cumprimentos

A Direcção da Associação de Moradores e dos Comerciantes da Urbanização das Casas do Lago “AMCUCL”

Friday, December 24, 2010

Boas Festas

Desejo a todos os vizinhos das Casas do Lago, um Santo e Feliz Natal, na companhia de quem mais gostam.
Que no ano de 2011, possam concretizar, todos os desejos que tenham.

Boas Festas

S. Dias

Tuesday, December 21, 2010

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012

Estimados Vizinhos


Apresentação do plano de Actividades 2011/2012, para a Urbanização das Casas do Lago, o qual foi entregue oficialmente às entidades oficiais do nosso Concelho (Junta de Freguesia da Venteira e Câmara Municipal da Amadora).


PLANO DE ACTIVIDADES 2011/2012, PARA A URBANIZAÇÃO CASAS DO LAGO

Nota Introdutória


A Associação dos Moradores e dos Comerciantes da Urbanização das Casas do lago é uma Associação, autónoma, sem fins lucrativos, que visa contribuir para a melhoria das condições de vida e habitabilidade dos seus moradores e comeciantes.

O presente Plano de Actividades insere-se no âmbito das medidas preconizadas pelos estatutos da Associação de Moradores e visa sistematizar os elementos básicos e fundamentais pelos quais se regerá todo o processo de organização desta Associação para os anos 2011/2012:

Incentivar os moradores e comerciantes da nossa Urbanização a tornarem-se sócios, para a concretização das finalidades e objectivos da nossa Associação.

Colocar um quadro (informativo) em acrilico no Café Equador com todas as actividades da Asssociação e acções para a resolução de problemas existentes na mesma e demonstração de resultados (estatutos, nº de sócios, valor das quotas e dinheiro em caixa).

Realização de protocolos com os organismos oficiais (Junta de Freguesia da Venteira e a Câmara Municipal da Amadora) em programas que preconizem um melhor ambiente e qualidade de vida dos moradores e comerciantes da Urbanização das Casas do Lago, assim como outras forças vivas do concelho da Amadora.

A promoção e a realização de actividades Sociais, Culturais, Recreativas e Desportivas, para incentivar o espirito de união e a amizade da nossa comunidade.

Desenvolver outras iniciativas destinadas à comunidade residente.

Realização de um censo interno na Urbanização.

Criar um gabinete de atendimento aos moradores, uma vez por semana ou quinzenalmente, num horario das 19h ás 20h, tendo em conta que os dirigentes associativos realizam em regime de voluntariado e rotativo.

No âmbito das pequenas reparações que a Junta de Freguesia da Venteira podem realizar, tais como solicitar a reparação dos passeios, placas de Identificação de Rua e limpeza/recolha de detritos pela Urbanização.

Comemorar o feriado Municipal do Concelho de Amadora com a realização de uma prova desportiva popular na àrea abrangente da Urbanização.

Criar o dia da Urbanização das Casas do Lago.

Demonstração dos resultados de quotizações trimenstralmente.

Criar o cartão de Associado (Para posteriormente estabelecer protocolos com empresas e outras entidades, trazendo benefícios como por ex. descontos etc)

Tentar envolver todos os condomínios na contratação de um guarda-nocturno permanente (creio que o pagamento deveria ser efectuado pelos condomínios e não pela associação)

Encontrar um local para a sede da Associação (Utilização de um Stand de Vendas que se encontrem ao abandono na nossa Urbanização, como situação provisória).

Acompanhar o concurso público para finalização das obras no bairro.

Acompanhar o progresso das obras, garantindo que a câmara cumpra o plano original.

Sensibilizar a Junta de Freguesia da Venteira e a Câmara Municipal da Amadora, para o número crescente de crianças na nossa Urbanização para a instalação de um parque infantil, junto ao Restaurante Lagoa Azul, sito na Av. Banden Powell, num espaço já existente e prevista no PDM da Urbanização, afim de possibilitar melhores condições de recreio para a comunidade infantil.


Amadora 21 de Dezembro de 2010

Com os melhores cumprimentos


Direcção da Associação dos Moradores e dos Comerciantes da Urbanização das Casas do Lago (AMCUCL)

Monday, December 20, 2010

Feliz Natal e Boas Festas




Caros vizinhos,

O Blog deseja a todos os moradores, comerciantes e respectivas famílias um Feliz e Santo Natal.
Que 2011 seja um ano de realizações pessoais, familiares e sobretudo a realização do objectivo de todos nós, uma Urbanização Casas do Lago melhor e mais bonita.

Aproveito para agradecer a todos os que contribuíram para uma Urbanização Casas do Lago de 2010 melhor que a de 2009 e que mais possam contribuir em 2011.

Obrigado
Blog Urb. Casas do Lago
Hélio Santos e Pedro Barroso

Monday, December 13, 2010

INFORMAÇÃO

Exmos. Srs. Associados da Urbanização das Casas do Lago
No âmbito dos objectivos desta Associação vimos por este meio, dar a conhecer as actividades desenvolvidas até ao momento.

- No dia 09 de Dezembro de 2010 a Direcção da Associação de Moradores reuniu-se com o Executivo da Junta de Freguesia da Venteira para debater diversos assuntos de interesse para a nossa Urbanização, os quais passamos a descrever:

Foi entregue o plano de Actividades 2011/2012, da Urbanização Casas do Lago. (Plano de Actividades que será enviado via email para os sócios, colocado no Blogue e afixado no Café Equador);

Os trabalhos de desmatação/limpeza dos passeios e zonas adjacentes aos lotes foram concluídos, faltando apenas realizar a limpeza na zona pedonal/Anfiteatro, situada nas traseiras dos lotes 74 a 69, aguardando-se neste momento a adjudicação para a realização destes trabalhos, por parte dos serviços da Câmara Municipal da Amadora com a colaboração da Junta de Freguesia da Venteira;

Segundo informação transmitida pelo executivo da Junta de Freguesia, a divisão de Trânsito da Câmara Municipal de Amadora vai instalar a Sinalização Vertical em toda a Urbanização no inicio do ano de 2011;

A Polícia Municipal está neste momento a realizar um processo de averiguações para contactar as diversas empresas que detêm Stands de Vendas na nossa Urbanização, no sentido dos mesmos serem removidos;

Foi contactada a empresa VIMECA acerca da colocação de mobiliário Urbano – Abrigos - nas paragens na nossa Urbanização, que nos reencaminhou um email da CMA, do departamento da divisão de transito e Mobiliário Urbano, o qual passamos a descrever: “Encontra-se prevista em projecto e orçamentada a execução das respectivas plataformas para colocação de abrigos de passageiros. No entanto, ainda não existe previsão para a data de realização dos trabalhos.”
O executivo da Junta de Freguesia tomou conhecimento deste email e vai falar com o Vereador do Pelouro do Trânsito da CMA, sobre este assunto, de modo a conseguirmos uma resolução rápida sobre o mesmo;

Continuamos a solicitar a colaboração de todos os moradores, o pedido de ajuda no sentido de identificarmos quem efectua o depósito de entulho nos arruamentos da nossa Urbanização, através do número da matrícula do veículo ou de uma fotografia, para que a ocorrência possa ser encaminhada para as autoridades competentes;

No dia 5 de Novembro, os funcionários dos Espaços Verdes da Junta colocaram herbicida nos passeios da Rua Baden Powell, as restantes ruas/passeios da Urbanização não foram intervencionadas devido ao inicio da época das chuvas, os trabalhos serão retomados assim que as condições climatéricas o permitirem;

O executivo da Junta e o departamento de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Amadora já removeu os respectivos materiais das classes 2, 3 e 5 (Restos de madeiras, metal, plástico e papelão).
Relativamente aos pontos das Classes 7, 8 e 9, (Alvenarias, cimento e argamassas, tais como o gesso e seus derivados e resíduos perigosos, tais como tintas, óleos e pneus) foi remetido para a Policia Municipal, solicitando a intervenção dos serviços, visto esse assunto ser da responsabilidade desta Entidade;

O executivo da Junta comunicou encontrar-se em aberto concurso público para o acabamento das infra-estruturas da Urbanização (Espaços verdes, arruamentos, etc, “itens que seriam da responsabilidade do Urbanizador”).

Sensibilizamos o executivo Junta de Freguesia da Venteira e a Câmara Municipal da Amadora, para o número crescente de crianças na nossa Urbanização para a instalação de um parque infantil, junto ao Restaurante Lagoa Azul, sito na Av. Bandan Powell, num espaço já existente e prevista no PDM da Urbanização, afim de possibilitar melhores condições de recreio para a comunidade infantil.

O executivo da Junta comunicou igualmente que vai proceder à instalação de um Oleão (na recepção de óleos domésticos usados) na nossa Urbanização em local a definir.

Agradecemos a todos os Associados e não Associados o apoio demonstrado, na expectativa de que, quem ainda não é Associado, se torne em breve, a fim de juntos conseguirmos a realização dos nossos objectivos.

Com os melhores cumprimentos

A Direcção da Associação de Moradores e dos Comerciantes da Urbanização das Casas do Lago “AMCUCL”